no faro da notícia

Sistema lean traz ganho de produtividade de 60% em indústria de válvulas

Depois do setor de vulcanização, foi a vez da área de pintura da GEMÜ passar por melhorias que trazem muito resultado

Helena Carnieri

Smartcom

GEMU

04 de outubro de 2021 - 10:50

Com o intuito de alcançar a máxima qualidade com o mínimo desperdício, a GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle implantou o sistema lean de produção enxuta. O resultado surpreendeu: na área de vulcanização, o ganho de produtividade foi de 27%. Agora, após a conclusão do projeto na área de pintura, a surpresa foi o retorno de 60% mais produção.

“Traçamos um mapa de fluxo para detectar onde estavam os gargalos”, explica o engenheiro de processos da GEMÜ, Randal Pivato. “Com isso, foi possível organizar a sequência das propriedades de ordens de produção e otimizar o isolamento das peças, para uma pintura eficaz e sem desperdícios”, ele conta.

Para que todos pudessem acompanhar as melhorias, um quadro de gestão foi implantado no setor de pintura. Por fim, haverá a robotização no processo de rebarbação, ou seja, a retirada de rebarbas, pontas e excessos das peças e polimento, outro gargalo do setor.

Desde 2020, o sistema Lean já foi implantado na GEMÜ nas áreas de vulcanização de diafragmas e pintura. Os próximos setores a receber esse incremento de produtividade serão recebimentos, expedição, usinagem, almoxarifado e finanças, até que 100% da fábrica esteja dentro do processo de melhorias contínuas.

“Agora temos procedimentos-padrão e sequência lógica para realizar o trabalho”, enfatiza o engenheiro. “Todos estão conscientes da importância do projeto, e mesmo com o aumento de demanda tem sido possível produzir no prazo graças a isso.”

Promovido pelo governo federal em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Programa Brasil Mais, de mentoria lean, tem apoio do Sebrae e do Senai.

GEMÜ é multinacional que atua em 50 países

O Grupo GEMÜ desenvolve válvulas, sistemas de medição e controle para líquidos, vapores e gases. No caso das soluções para aplicações estéreis, a empresa é líder mundial de mercado. Em 2020, registrou um faturamento acima de 330 milhões de euros, e conta atualmente com mais de 1.900 funcionários em todo o mundo. A GEMÜ atua em mais de 50 países, em todos os continentes.

Sobre a GEMÜ – A filial da multinacional alemã criada por Fritz Müller na década de 1960 disponibiliza ao mercado brasileiro válvulas de extrema eficiência e qualidade. A planta situada em São José dos Pinhais (PR), que conta com 100 colaboradores e completa 40 anos em 2021, produz válvulas e acessórios para o tratamento de água e efluentes em indústrias de todas as áreas, como siderurgia, fertilizantes e setor automobilístico, bem como para integrar sistemas de geração de energia. Na área de PFB (farmacêutica, alimentícia e biotecnologia), a GEMÜ é líder mundial e vende para toda a América Latina produtos de alta precisão, com atendimento local, além de consultoria com profissionais capazes de orientar na escolha da melhor solução em válvulas para cada aplicação. Mais informações: www.gemue.com.br.

Pautas relacionadas

Válvula single use é novidade em tecnologia na feira FCE Pharma

Depois de dois anos, a principal feira de máquinas e tecnologias para a indústria farmacêutica volta a ocorrer na São Paulo Expo. Será entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, das 11h às 20h, com o seguimento de diversas medidas de segurança. Uma das tecnologias inéditas que o visitante irá conferir é […]

Helena Carnieri

GEMU

1 semana atrás

O debate sobre a taxação de fortunas no Brasil

*Por Ana Campos Volta e meia, a taxação sobre grandes fortunas entra no espectro dos debates tributários do país e hoje conta com 37 projetos no Congresso abordando o tema – só no período da pandemia, por exemplo, 18 propostas foram apresentadas a esse respeito. Previsto na Constituição Federal de 1988, o imposto – na […]

Ketheleen Oliveira

Grounds

2 semanas atrás

Ibema lança papelcartão com 70% menos químicos e reduz peso das embalagens com poder das fibras

Você faz uma compra levando em consideração o seu impacto na natureza, mas quando vê, o artigo vem embalado em várias camadas de plástico – não é frustrante? Se depender da Ibema, isso não vai mais acontecer. A fabricante de papel para embalagens acaba de lançar o Ibema Naturale: papelcartão feito em material renovável e […]

Helena Carnieri

Ibema

3 semanas atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas