no faro da notícia

Saiba como reduzir emissões de carbono com medidas simples

Levantamento interno permite tomar decisões como a troca de combustível da frota de veículos

Helena Carnieri

Smartcom

GEMU

11 de novembro de 2021 - 15:37

Sempre atenta a melhorias no quesito sustentabilidade, a GEMÜ do Brasil realizou um levantamento de emissões diretas e indiretas de carbono associadas às suas atividades internas. O resultado foi bastante positivo e possibilitou agir imediatamente em prol do meio ambiente, com a substituição do combustível da frota de veículos utilizada em São José dos Pinhais (PR) e São Paulo (SP) de gasolina para etanol.

“As nossas emissões apontadas no relatório ficaram dentro da média do setor, mas houve a oportunidade de melhorar ainda mais na combustão móvel (carros e caminhão), e logo decidimos aplicar isso”, conta o supervisor de Qualidade da GEMÜ, Fábio Kuriyama. Ele destaca que não houve custo na medida, ou seja: trata-se de uma simples adequação disponível a todas as empresas.

Uma consultoria especializada realizou o inventário. Outra ação realizada para mitigar as emissões foi o engajamento dos colaboradores na eficiência energética da unidade fabril de São José dos Pinhais (PR), com a distribuição de uma cartilha criada pela Copel para boas práticas no uso da energia elétrica.

“Com a crise hídrica, quanto mais economizarmos energia, melhor, pois o custo financeiro e ambiental das outras fontes não hidrelétricas é alto”, destaca o especialista.

Compromissos ESG na prática

Além de verificar e atuar para reduzir emissões de carbono, a GEMÜ coloca em prática outras ações nos quesitos ESG (que engloba o meio ambiente, o social e a governança). Exemplo disso foi a medalha de bronze do Ecovadis, do grupo Together for Sustainability, iniciativa conjunta de empresas químicas que promove desde 2011 um programa de avaliação das práticas de sustentabilidade dentro da cadeia global de fornecimento do setor. A ideia é criar sinergia para otimizar recursos dessas empresas e fazer cada vez mais, com auditoria unificada.

A GEMÜ ficou em 2020 entre as empresas 50% mais bem avaliadas. O resultado indica práticas consistentes nos quatro pilares da responsabilidade social empresarial: meio ambiente, práticas trabalhistas e direitos humanos, ética e compras sustentáveis.

 

Sobre a GEMÜ – A filial da multinacional alemã criada por Fritz Müller na década de 1960 disponibiliza ao mercado brasileiro válvulas de extrema eficiência e qualidade. A planta situada em São José dos Pinhais (PR), que conta com 100 colaboradores e completa 40 anos em 2021, produz válvulas e acessórios para o tratamento de água e efluentes em indústrias de todas as áreas, como siderurgia, fertilizantes e setor automobilístico, bem como para integrar sistemas de geração de energia. Na área de PFB (farmacêutica, alimentícia e biotecnologia), a GEMÜ é líder mundial e vende para toda a América Latina produtos de alta precisão, com atendimento local, além de consultoria com profissionais capazes de orientar na escolha da melhor solução em válvulas para cada aplicação.

Pautas relacionadas

IFS Global Markets: conheça programa que traz credibilidade para pequenas empresas do ramo alimentício

Atestar a qualidade dos alimentos oferecidos à população sempre foi um desafio para as pequenas e médias empresas, que se tornou ainda maior durante a pandemia da Covid-19 e as mudanças provocadas pelo novo modelo de consumo, representado pelo aumento de 46,7% na quantidade de empresas de delivery, e pelas características que os alimentos precisam […]

Andrezza Hernandes Rodrigues

APCER

4 dias atrás

FNCA Advogados expande atuação para empresas operantes na Zona Franca de Manaus

O FNCA Advogados, escritório referência em advocacia empresarial, anuncia atuação para empresas operantes na Zona Franca de Manaus. O escritório busca expandir sua expertise a nível nacional, tendo em vista a importância que a região tem para a economia como um todo, mas, ainda assim, segue desprovida de determinados tipos de prestações de serviços.   […]

Ketheleen Oliveira

FNCA Advogados

1 semana atrás

Empresas de Obras de Infraestrutura devem adotar sistemas de Compliance

Cada vez mais empresas tem buscado disponibilizar regras e sistemas de atuação de compliance em suas relações internas e externas com o objetivo de incentivar a denúncia de irregularidades na atuação de seus profissionais, alta direção e parceiros de negócio, seja nas relações privadas ou com a Administração Pública. Levantamento realizado pela Deloitte e a […]

Ana Flavya Martins Rigolon Hiar

Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac)

2 semanas atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas