no faro da notícia

Proposta de reordenamento poderá diminuir de 21 para 18 os institutos federais na Paraíba

Plebiscito nesta quinta-feira consultará comunidade acadêmica do IFPB sobre proposta do MEC

Fernanda Silva Rodrigues

Cajuína

SINTEFPB

16 de setembro de 2021 - 15:35

O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reordenamento dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) para 11 reitores no final de agosto solicitando posicionamento dos institutos sobre o tema até o dia 20 de setembro. Esta proposta tem sido criticada pelos servidores e estudantes dos institutos federais, pois está sendo apresentada de forma imprecisa e não significa de fato a expansão da rede dos institutos de educação como o MEC alega ser seu objetivo.
A proposta se apresenta como uma forma de criar dez novos institutos federais em todo país, porém, é contraditória, uma vez que não prevê a abertura de novos campi, novas vagas para matrículas ou novas contratações de copo docente. A proposta do MEC apenas apresenta a indicação para criação de dez novas reitorias, através da divisão de institutos já existentes. Em alguns casos, inclusive, o projeto mostra a diminuição do número de campi ao invés do aumento; no caso da Paraíba, o número de unidades diminuirá de 21 para 18. Está estimado um gasto de cerca de R$ 80 milhões para essa reorganização.
Ainda não há informações de quando o projeto seria posto em prática, quem é o autor do projeto, nem mesmo um documento oficial do ministério sobre a proposta. Foi enviado aos institutos apenas uma apresentação de Power Point explicando superficialmente a proposta.
A Diretoria Nacional do SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) lançou uma nota exigindo que esse projeto seja submetido a uma discussão com gestores e trabalhadores da rede de ensino dos IFs. “É lamentável que o governo Bolsonaro apresente um projeto de construção de 10 novos Institutos sem promover qualquer discussão com a comunidade acadêmica, seus professores e técnico-administrativos, responsáveis direto pelo sucesso do trabalho realizado na Rede, nem mesmo converse com os atuais gestores, reitores, diretores de campus, pró-reitores, diretores de ensino e diretores administrativos”, disse a entidade em nota publicada.
Em assembleia com servidores e estudantes, o SINTEFPB (Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba) aprovou o posicionamento contrário a esta proposta e a construção de um plebiscito para consultar a comunidade acadêmica. O Plebiscito deverá ocorrer no dia 16 de setembro de 2021, via plataforma de votação online, entre as 9h e as 17h.

Pautas relacionadas

Sérgio Moro lança livro nesta quinta-feira (2) em Curitiba

Na primeira semana de dezembro, ex-juiz Sergio Moro lança o livro “Contra o sistema da corrupção”, em que revela bastidores inéditos da Lava Jato, narra sua passagem pelo governo Jair Bolsonaro e se posiciona a respeito de temas fundamentais para o país, como democracia, Estado de Direito e os recuos recentes na luta contra a […]

Ana Luisa Pereira

Lançamento livro Sergio Moro Ctba

2 dias atrás

NOVO anuncia pré-candidatura de Felipe d’Avila à Presidência da República

O presidente do NOVO, Eduardo Ribeiro, anuncia nesta quarta-feira (3), em Brasília, o lançamento da pré-candidatura de Felipe d’Avila à Presidência da República. O partido convidou o cientista político para se filiar e concorrer nas próximas eleições como uma opção contra os extremos populistas. O evento de lançamento acontecerá no auditório Alvorada no Centro de […]

Renata Verissimo

Novo

1 mês atrás

Associações do Ministério Público anunciam apoio à discussão de Código de Ética para a classe

CÓDIGO DE ÉTICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO O Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público(CONAMP), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) e a Associação do Ministério Público do […]

Samuel Nunes

Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp)

1 mês atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas