no faro da notícia

Programa de Aprendizes completa 10 anos com treinamento intenso para a capacitação de jovens

Método da GEMÜ do Brasil permitiu desenvolver habilidades de cerca de 20 jovens desde 2012  

Helena Carnieri

Smartcom

GEMU

14 de janeiro de 2022 - 11:51

Tão importante quanto dar o melhor andamento técnico e administrativo a todos os departamentos da empresa é treinar as novas gerações para assumir desafios e contribuir com seus talentos para o negócio. Pensando nisso, a GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle criou há 10 anos seu programa de aprendizes, filiado ao Programa Gerar da Fundação Roberto Marinho. Desde 2012, cerca de 20 jovens já passaram pelo processo.

“A pouca idade dos participantes – entre 14 e 17 anos – não é motivo para pouco aprendizado. Pelo contrário, estimulamos o contato com fornecedores e funcionários de outros times para que o jovem se desenvolva a partir de suas habilidades”, conta a supervisora de RH da GEMÜ, Cintia Klingbeil.

Ela explica que as áreas de RH, financeiro, compras e comércio exterior têm muito a ganhar com o gás e desejo de aprender dos mais novos. “Tenho casos de aprendizes muito tímidos que se desenvolveram em nosso programa e hoje até negociam o preço de produtos”, explica a supervisora.

Além do acompanhamento muito próximo do aprendiz, o programa passa por avaliações frequentes para melhorar sempre – e o selo do Programa Gerar, editado todos os anos, comprova isso.

Além do foco na excelência constante, durante os momentos mais desafiadores da pandemia, a GEMÜ adiantou cursos para os aprendizes não perderem aprendizado. “Não suspendemos o programa, mas colocamos todos para estudar e manter o bom andamento”, explica Cintia. “Nem sempre ao final de um contrato é possível efetivar a pessoa, mas isso ocorre em alguns casos. Sempre digo que não é um ‘adeus’, mais sim um ‘até logo’, pois, quando houver uma oportunidade, eles entram no processo seletivo.”

GEMÜ no mundo

Com mais de 2 mil colaboradores ao redor do planeta, a GEMÜ tem no Brasil uma equipe de 100 funcionários, divididos entre São José dos Pinhais e São Paulo, onde mantém escritório.

A sede da multinacional fica em Ingelfingen-Criesbach, e seu Centro de Desenvolvimento e Pesquisas, em Niedernhall-Waldzimmern. O grupo conta com um moderno Centro de Produção e Logística em Kupferzell, e um Centro de Tecnologia de Superfícies (OTZ) em Hohenlohe, região industrial situada na região de Baden-Württemberg (sudoeste da Alemanha).

A essas três unidades somam-se ainda fábricas na Suíça, França, Estados Unidos, Brasil e China, bem como 27 filiais próprias espalhadas pelo mundo, e uma grande rede de distribuidores em mais de 50 países.

Mais informações: www.gemue.com.br.

 

Sobre a GEMÜ – A filial da multinacional alemã criada por Fritz Müller na década de 1960 disponibiliza ao mercado brasileiro válvulas de extrema eficiência e qualidade. A planta situada em São José dos Pinhais (PR), que conta com 100 colaboradores e completa 40 anos em 2021, produz válvulas e acessórios para o tratamento de água e efluentes em indústrias de todas as áreas, como siderurgia, fertilizantes e setor automobilístico, bem como para integrar sistemas de geração de energia. Na área de PFB (farmacêutica, alimentícia e biotecnologia), a GEMÜ é líder mundial e vende para toda a América Latina produtos de alta precisão, com atendimento local, além de consultoria com profissionais capazes de orientar na escolha da melhor solução em válvulas para cada aplicação.

Pautas relacionadas

18 de janeiro – Fonasefe fortalece dia nacional de mobilização por reposição salarial

Na terça-feira, 18 de janeiro, Dia Nacional de Mobilização, os integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) irão fortalecer as atividades que reivindicam reposição salarial para todas as categorias dos servidores públicos federais. Os atos acontecerão em Brasília, às 10h, em frente ao Banco Central e às 14h em frente ao […]

Fernanda Silva Rodrigues

Fonasefe

5 dias atrás

De olho nas tendências mundiais, Skeelo marca presença na maior feira de tecnologia nos Estados Unidos

O Skeelo, plataforma de ebooks e audiobooks, marcou presença no maior evento anual de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show, que aconteceu na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Representantes da marca acompanharam os quatro dias de eventos da CES, que é realizada desde 1967 e reconhecida por reunir as principais marcas globais […]

Beatriz Foiadelli de Faria

Skeelo

5 dias atrás

A terceira onda de internacionalização de capitais brasileiros

Por Cecilia Castelli*   A terminologia “internacionalização de capitais brasileiros” refere-se aos investimentos produtivos ou financeiros que capitais nacionais realizam no exterior. É o ato pelo qual uma empresa brasileira passa a operar em outras jurisdições.   O principal indicador que avalia a internacionalização produtiva brasileira é o Relatório de Investimento Brasileiro Direto no Exterior, […]

Ketheleen Oliveira

FNCA Advogados

1 mês atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas