no faro da notícia

Novo regulamento de certificação para a construção civil entra em vigor no dia 15 de julho

Norma traz mudanças nos parâmetros dos ensaios que devem ser executados em laboratórios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

Ana Flavya Martins Rigolon Hiar

Infographya

Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac)

19 de julho de 2021 - 14:07

No próximo dia 15 de julho entra em vigor o novo regulamento do Sistema de Avaliação da Conformidade de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC), projeto que define as exigências voltadas para a execução de obras do Programa Brasileiro da Qualidade do Habitat (PBQP-H), cuja finalidade é difundir novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção do setor da construção civil, indispensáveis à modernização e competitividade das empresas brasileiras.

A certificação SiAC, prevista em regramento federal, é um pré-requisito para construtoras que participam do Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), com habitações financiadas pela Caixa Econômica Federal e outros bancos. Alguns governos estaduais e prefeituras municipais também exigem a certificação para a participação em licitações.

Após 180 dias da publicação da Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) nº 75, de 14 de janeiro de 2021, as auditorias para emissão de novos certificados para participação no PBQP-H deverão seguir os padrões de avaliação vigentes. Tais certificações de conformidade só possuem validade se emitidos por Organismos de Certificação de Obras (OCOs), acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro e autorizados pela Comissão Nacional do SiAC.

Além da revisão geral da redação da norma, a principal mudança no SiAC 2021 está no artigo 24, com a inclusão de parâmetros sobre os controles tecnológicos que devem ser executados em laboratórios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“O novo regulamento é um ganho para os laboratórios, que possuem autorização do Inmetro para atuar no escopo, e também para o Sistema de Avaliação da Conformidade de Serviços e Obras da Construção Civil, que terá dentro dos seus projetos maior confiabilidade nas medições e análises realizadas”, comentou o coordenador da Comissão Técnica do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Sergio Constantino.

SiAC

O SiAC tem como meta organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat, ou seja, de condições favoráveis à vida, e a modernização produtiva, por meio da qualificação de construtoras, mão-de-obra, fornecedores de materiais e serviços, entre outros. Além disso, é baseado nas normas ISO 9001 (gestão da qualidade), que se aplicam a empresas que visam uma maior eficiência e eficácia técnica e econômica por meio da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), incluindo, também, conceitos e metas de sustentabilidade, bem como as questões relacionadas ao Desempenho das Edificações Habitacionais conforme Norma ABNT NBR 15.575:2013.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

________________________

Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac)

Assessores de Comunicação: Alexandre Lacerda, e Ana Flavya Hiar

Tel: (11) 94834-5879

E-mail: [email protected]; [email protected]

URL: https://www.abrac-ac.org.br/

 

Pautas relacionadas

FNCA Advogados expande atuação para empresas operantes na Zona Franca de Manaus

O FNCA Advogados, escritório referência em advocacia empresarial, anuncia atuação para empresas operantes na Zona Franca de Manaus. O escritório busca expandir sua expertise a nível nacional, tendo em vista a importância que a região tem para a economia como um todo, mas, ainda assim, segue desprovida de determinados tipos de prestações de serviços.   […]

Ketheleen Oliveira

FNCA Advogados

4 dias atrás

Empresas de Obras de Infraestrutura devem adotar sistemas de Compliance

Cada vez mais empresas tem buscado disponibilizar regras e sistemas de atuação de compliance em suas relações internas e externas com o objetivo de incentivar a denúncia de irregularidades na atuação de seus profissionais, alta direção e parceiros de negócio, seja nas relações privadas ou com a Administração Pública. Levantamento realizado pela Deloitte e a […]

Ana Flavya Martins Rigolon Hiar

Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac)

7 dias atrás

Buser leva torcedores do Flamengo e do Palmeiras para Montevidéu

A paixão dos brasileiros pelo futebol atravessa fronteiras. Para aproximar as torcidas apaixonadas que querem acompanhar seus times de perto na grande final do maior torneio continental da América, a Buser levará 60 torcedores para Montevidéu. Maior plataforma de intermediação de transporte rodoviário do Brasil, a startup programou duas viagens para a capital do Uruguai […]

Maurício Rodrigues de Macedo

Buser

1 semana atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas