no faro da notícia

Ministro Luiz Fux anuncia proposta de criação para vaga de representante da atividade cartorária no CNJ

Anúncio foi feito durante o VII Encontro Amazonense de Notários e Registradores que também contou com a participação de magistrados, tabeliães e registradores locais e nacionais.

Alan Marcos Oliveira

Anoreg Amazonas

Anoreg/AM

19 de agosto de 2021 - 11:28

“Minha ideia é criar, no Conselho Nacional de Justiça, uma vaga destinada ao representante notarial e de registro”, disse o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, em conferência realizada no VII Encontro Amazonense de Notários e Registradores nesta sexta-feira (13), em Manaus. Segundo o magistrado, o CNJ precisa de um representante do segmento cartorário pela expertise e pela importância desta atividade no país.

Em seu discurso, Fux afirmou que a atividade extrajudicial funciona como uma Justiça coexistencial que contribui para a Justiça tradicional. “O Poder Judiciário possui cinco mil comarcas no Brasil, mas também temos 15 mil cartórios. Vejam a capilaridade da atividade extrajudicial, sendo três vezes maior em comparação à presença do Judiciário nesses locais”, destacou o ministro em seu discurso sobre desjudicialização, acrescentando que muitos atos podem ser solucionados em cartórios.

O presidente do STF foi convidado para participar do evento pela Associação e o Sindicato dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg e Sinoreg/AM), que realizou o encontro em parceria com a Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR).

Presidente da Anoreg e do Sinoreg/AM, Marcelo Lima Filho, explicou que os cartórios estão presentes em todo o Amazonas, e esse fato deve ser explanado em encontros como este. “Em cada rincão, em cada calha de rio, nós temos um cartório e um delegatário comprometido com a promoção da cidadania, combatendo o sub-registro e a irregularidade fundiária, mesmo diante das dificuldades logísticas, de telefonia e de acesso à internet. Sempre corajosos diante das dificuldades”, disse Lima Filho, agradecendo à presença das autoridades e de cada tabelião e registrador no evento.

O encontro de notários e registradores teve início por volta de 15h e seguiu até a noite com quatro painéis de debates, além da conferência do ministro Luiz Fux. Entre os temas debatidos estiveram: direito à moradia e processo de regularização; atos de cidadania e desjudicialização; atos notariais eletrônicos; taxas cartorárias, entre outros. O objetivo foi reunir profissionais do segmento e debater as melhores práticas no atendimento à sociedade.

“É muito importante termos esses encontros regionais, pois promovem a união dos novos com os mais antigos, a mescla da juventude com a experiência e isso torna a classe mais forte e unida para galgar melhorias aos serviços cartorários”, disse o presidente da CNR, Rogério Portugal Bacellar, mencionando a chegada de novos titulares de cartórios, aprovados em 2020 em concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM).

Também estiveram presentes no encontro, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, o desembargador João de Jesus Abdala Simões, representando o TJ/AM, a desembargadora Vânia Marinho, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, e o deputado federal Sidney Leite e o deputado estadual Delegado Péricles.

O VII Encontro Amazonense de Notários e Registradores foi transmitido ao vivo no canal da Anoreg/AM, no YouTube. Para assistir, acesse bit.ly/ViiEncontroLive.

Sobre a Anoreg/AM

Fundada no dia 27 do mês de abril de 1999, com sede na cidade de Manaus, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM), é regida pelo Código Civil brasileiro, pelas demais disposições legais aplicáveis e pelo Estatuto. A Anoreg-AM é a única entidade da classe com legitimidade, reconhecida pelos poderes constituídos, para representar os titulares de serviços notariais e de registro do Amazonas, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres, principalmente com as Anoregs estaduais e Sindicatos, representativos das especialidades.

Assessoria de Comunicação da Anoreg/AM

Assessores: Alexandre Lacerda e Alan Marcos Oliveira.

Contatos: (11) 3116-0020 / (92) 98121-5994

E-mail: [email protected]

Site: https://anoregam.org.br

 

 

Pautas relacionadas

Aumento da arrecadação tributária em tempos de crise: uma crítica necessária

*Por Ana Campos   O sistema tributário brasileiro caminha, a passos largos, para um ano de recordes históricos na arrecadação. Apenas no âmbito federal, dados da RFB apontam que, nos primeiros 7 meses do ano, o volume de impostos arrecadados pela União somou R$ 1,053 trilhão (maior cifra para o período histórico analisado pela Receita […]

Ketheleen Oliveira

Grounds

4 dias atrás

Juízes fazem caminhada contra racismo e desigualdade no Dia da Consciência Negra

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) organiza para este sábado (20/11), Dia da Consciência Negra, caminhadas contra o racismo e a discriminação em 10 cidades, a partir das 8h30. Batizado de “Caminhada Negra”, o ato acontecerá simultaneamente em São Paulo, Rio, Salvador, São Luís, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Piracicaba, Olinda e Ouro Preto. O […]

Telmo Medici Sillos Fadul

Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

1 semana atrás

Policiais Federais alertam estado de ‘permanente mobilização’ por falta de valorização e reconhecimento dos profissionais

NOTA PÚBLICA Na data de hoje, 16 de novembro, se comemora o dia do Policial Federal. Dia do profissional que fez da Polícia Federal uma das instituições mais respeitadas da República. Entretanto, os policiais não têm motivos para comemoração. Nos últimos anos, perderam direitos, tiveram salários reduzidos, continuam adoecendo acima da média da população sem […]

João Pedro Carvalho

Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF)

2 semanas atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas