no faro da notícia

Metais pesados em pilhas e baterias são riscos à saúde e ao meio ambiente

Materiais devem ser testados em ensaios laboratoriais antes de serem comercializados. Laboratório do IQA, localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba é acreditado para atuar na realização de ensaios de substâncias perigosas.

Ana Flavya Martins Rigolon Hiar

Infographya

IQA

05 de janeiro de 2022 - 13:41

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), mais de 800 milhões de pilhas são produzidas por ano no Brasil, enquanto o número de baterias é estimado em mais de 20 milhões ao ano segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.

Ambos os produtos contam com a presença de metais pesados que são substâncias perigosas, como chumbo e mercúrio que podem entrar em contato com o meio ambiente e infectar, água, solo e ar, causando graves problemas de saúde à população.

Foco de atuação do laboratório do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva – entidade voltada ao desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor de Mobilidade -, pilhas e baterias são testadas pelo laboratório do Instituto, localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, no interior de São Paulo, em ensaios onde se mede a quantidade de metais pesados presentes nesses tipos de produtos, e outros como rodas, couro e ligas metálicas.

A acreditação para a realização desses ensaios em pilhas e baterias é concedida pela CGCRE, Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia a qual mantém acordos de reconhecimento mútuo com os principais organismos de acreditação em âmbito global.

Segundo Sergio Kina, gerente de operações do IQA, “o ensaio em pilhas e baterias é de extrema importância devido aos materiais pesados que compõe os produtos”. “Os metais pesados em pilhas e baterias, quando em contato com o solo, a água ou o ar pode impactar o meio ambiente e por fim causar doenças na população. Esses ensaios são mais uma área em que o IQA demonstra sua preocupação com o cliente e a sociedade com um todo”.

Além de pilhas e baterias, o laboratório também está apto para realizar ensaios de produtos como Arla 32, líquido de freio, primeiras áreas de atuação do Instituto, e durante o ano de 2021, foram adicionados ao leque de ensaios a análise de metais, couros, rodas e ligas metálicas.

Sobre o IQA

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a Qualidade além da certificação, como treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.

Assessoria de Imprensa

Eduardo Motta

E-mail: [email protected]

Telefone: (11) 97019-3902

 

Pautas relacionadas

Cartórios podem regularizar CPFs de crianças para cadastro e vacinação contra a Covid-19

Cartórios podem regularizar CPFs de crianças para cadastro e vacinação contra a Covid-19    Mais de 3.5 mil unidades em todo o país podem realizar a inscrição da 1ª via de CPF e a emissão de 2ª via desses documentos a menores que precisam do documento    A vacinação de crianças de 5 a 11 […]

Elaine Brazão

Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais - Arpen-Brasil

1 semana atrás

Artigo: Como garantir uma real inovação para o comex brasileiro?

Por Alexandre Gera* Não há como negar, a tecnologia tem reinventado todas as esferas da economia. Quando pensamos no segmento do comércio exterior, exportadores, importadores e prestadores de serviços, incluindo os desenvolvedores de software, que praticamente viraram commodities de tantas opções que são ofertadas no mercado, apontam novas tecnologias como fatores cruciais para diversas mudanças na […]

Ketheleen Oliveira

DigiComex

1 semana atrás

Certificação COVID SAFE auxilia hotelaria na adoção de medidas de prevenção à Ômicron

Com o avanço da vacinação contra a COVID-19 – aproximadamente 70% da população brasileira vacinada – as medidas de proteção em relação ao vírus foram ficando menos restritivas e mais preventivas. Porém, com a disseminação da variante Ômicron, altamente contagiosa, e o contínuo recorde de casos no mundo, ficou claro que a prevenção não deve […]

Andrezza Hernandes Rodrigues

APCER

1 semana atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas