no faro da notícia

Inmetro contará com entidades para desenvolver proposta de Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade

Nome dos representantes, que integrarão Grupo de Trabalho, das entidades foi publicado no DOU nesta segunda-feira

Ana Flavya Martins Rigolon Hiar

Infographya

Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac)

21 de setembro de 2021 - 13:53

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20.09), o nome dos representantes para composição do Grupo de Trabalho para assessorar o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, na elaboração da proposta de Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade (GTPNIQ).

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), são as entidades que participarão do Grupo de Trabalho do Instituto, ao lado das diretorias e coordenações do Inmetro.

 

“A Infraestrutura da Qualidade é um tema de extrema importância e a Abrac estará presente nos trabalhos para auxiliar o desenvolvimento da melhor proposta no âmbito da avaliação da conformidade”, declarou o superintendente da entidade, Masao Ito, que representará a Associação no Grupo de Trabalho.

Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade

O Inmetro tem como missão viabilizar soluções de infraestrutura da qualidade que adicionem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da sociedade.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto, a Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade deverá estabelecer princípios, objetivos e diretrizes que voltem essa estrutura às necessidades da nova economia, com garantias de livre mercado e de estímulo à inovação. Para a elaboração da proposta, serão consideradas as melhores práticas internacionais bem como a infraestrutura existente no Brasil e seu impacto na economia.

Segundo a autarquia, além das instituições integrantes do Grupo de Trabalho, poderão participar como convidados, especialistas, representantes da indústria e do comércio e da administração pública federal. A meta é que a proposta esteja consolidada no início de 2022.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

________________________

Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac)

Assessores de Comunicação: Alexandre Lacerda, e Ana Flavya Hiar

Tel: (11) 94834-5879

E-mail: [email protected]; [email protected]

URL: https://www.abrac-ac.org.br/

 

 

 

Pautas relacionadas

IFS Global Markets: conheça programa que traz credibilidade para pequenas empresas do ramo alimentício

Atestar a qualidade dos alimentos oferecidos à população sempre foi um desafio para as pequenas e médias empresas, que se tornou ainda maior durante a pandemia da Covid-19 e as mudanças provocadas pelo novo modelo de consumo, representado pelo aumento de 46,7% na quantidade de empresas de delivery, e pelas características que os alimentos precisam […]

Andrezza Hernandes Rodrigues

APCER

4 dias atrás

FNCA Advogados expande atuação para empresas operantes na Zona Franca de Manaus

O FNCA Advogados, escritório referência em advocacia empresarial, anuncia atuação para empresas operantes na Zona Franca de Manaus. O escritório busca expandir sua expertise a nível nacional, tendo em vista a importância que a região tem para a economia como um todo, mas, ainda assim, segue desprovida de determinados tipos de prestações de serviços.   […]

Ketheleen Oliveira

FNCA Advogados

1 semana atrás

Empresas de Obras de Infraestrutura devem adotar sistemas de Compliance

Cada vez mais empresas tem buscado disponibilizar regras e sistemas de atuação de compliance em suas relações internas e externas com o objetivo de incentivar a denúncia de irregularidades na atuação de seus profissionais, alta direção e parceiros de negócio, seja nas relações privadas ou com a Administração Pública. Levantamento realizado pela Deloitte e a […]

Ana Flavya Martins Rigolon Hiar

Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac)

2 semanas atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas