no faro da notícia

Empresas têm até dia 30/11 para fazer pedido de complemento e ressarcimento de ICMS-ST

Eduardo Barbosa

Grupo Certacon

Grupo Certacon

29 de novembro de 2021 - 12:33

No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) publicou a alteração da Portaria CAT 42/2018, estabelecendo uma data limite de 30 de novembro de 2021 para que todas as empesas declarem as operações para o complemento e o ressarcimento do imposto retido por sujeição passiva por substituição ou antecipado desde 15 de janeiro de 2021 até 30 de setembro de 2021.

Na prática, é uma possibilidade para que empresas, principalmente varejistas e atacadistas, recebam até milhões de reais em impostos pagos indevidamente. Segundo o COO do Grupo Certacon, Rubens Barros Neto, é essencial que a empresa saiba que ela precisará tomar uma atitude até a data limite. “É importantíssimo que as empresas tenham ao menos os cálculos dos seus valores antes de tomarem a decisão se vão abrir mão desses valores a receber de volta através do Regime Optativo de Tributação (ROT), ou vão fazer o pedido de ressarcimento e complemente de milhões de reais”, afirma.

Vale lembra que se a empresa não aderir ao ROT e também não entregar nenhum arquivo para solicitação de complemento, estará sujeita à autuação de 1% de multa sobre o faturamento total da empresa, além do eventual complemento presumido pelo fisco, atualizados.

Rubens Barros Neto complementa que “o que muitas empresas ainda não compreenderam é que da segunda metade do mês de outubro para cá, isto (a entrega do arquivo magnético da CAT 42/2018) se tornou uma obrigação acessória tempestiva e necessária, exigida a todos os contribuintes que não optarem pelo ROT”.

Sobre a Certacon

O Grupo Certacon é especialista em inteligência tributária desde 1993, atuando na recuperação de créditos federais e estaduais como: ICMS, PIS/COFINS, BPO fiscal, CAT 42/2018, CAT 83/2010, CAT 207/2009, além de contar com profunda experiência no apoio e suporte a processos fiscalizatórios.

Pautas relacionadas

18 de janeiro – Fonasefe fortalece dia nacional de mobilização por reposição salarial

Na terça-feira, 18 de janeiro, Dia Nacional de Mobilização, os integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) irão fortalecer as atividades que reivindicam reposição salarial para todas as categorias dos servidores públicos federais. Os atos acontecerão em Brasília, às 10h, em frente ao Banco Central e às 14h em frente ao […]

Fernanda Silva Rodrigues

Fonasefe

5 dias atrás

De olho nas tendências mundiais, Skeelo marca presença na maior feira de tecnologia nos Estados Unidos

O Skeelo, plataforma de ebooks e audiobooks, marcou presença no maior evento anual de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show, que aconteceu na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Representantes da marca acompanharam os quatro dias de eventos da CES, que é realizada desde 1967 e reconhecida por reunir as principais marcas globais […]

Beatriz Foiadelli de Faria

Skeelo

5 dias atrás

Programa de Aprendizes completa 10 anos com treinamento intenso para a capacitação de jovens

Tão importante quanto dar o melhor andamento técnico e administrativo a todos os departamentos da empresa é treinar as novas gerações para assumir desafios e contribuir com seus talentos para o negócio. Pensando nisso, a GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle criou há 10 anos seu programa de aprendizes, filiado ao Programa Gerar […]

Helena Carnieri

GEMU

1 semana atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas