no faro da notícia

Comissão da OAB fará defesa da Constituição com Fux e Bernardo Cabral

Evento homenageará Bernardo Cabral, ex-presidente da OAB e relator-geral da Constituinte. Transmissão ao vivo às 11h desta 3ª feira (5/10). Também falarão Beto Simonetti, secretário-geral da OAB, ministros do STJ e do TST.

Fabio Brandt

Novo Selo Comunicação

Marcus Vinicius Furtado Coêlho Advocacia

04 de outubro de 2021 - 10:15

A Comissão de Estudos Constitucionais da OAB Nacional fará, nesta 3ª feira (5/10), um evento em defesa da Constituição e das garantias individuais. O presidente do do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, discursará na cerimônia.

O tema da celebração será a carreira e a obra do jurista José Bernardo Cabral, que foi presidente nacional da OAB e relator-geral da Constituinte que elaborou a Constituição Federal em vigor.

O evento será transmitido ao vivo, nesta 3ª feira (5/10), a partir das 11h, pelo canal da OAB no Youtube.

“A democracia brasileira amadureceu. Mas o cenário político mostra que devemos sempre fortalecê-la. Por isso, valorizamos o legado de Bernardo Cabral, um dos pais do moderno direito brasileiro, que trabalhou muito para que o Brasil fosse uma democracia”, afirma o organizador do evento, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais e, assim como Cabral, ex-presidente nacional e ex-secretário-geral da OAB.

Bernardo Cabral, hoje com 89 anos, foi deputado estadual (de 1963 a 1967), deputado federal (de 1967 a 1969 e de 1987 a 1991), senador (de 1995 a 2003) e ministro da Justiça (1990). Seu período como presidente nacional da OAB foi de 1981 a 1983. Como secretário-geral, de 1979 a 1981.

Além de Bernardo Cabral, de Luiz Fux e de Marcus Vinicius, estão previstas as seguintes falas:

• Ministra Carmen Lúcia, ex-presidente do STF e ex-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB;
Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB;
Beto Simonetti, secretário-geral da OAB;
Mauro Campbell, ministro do STJ;
Luis Felipe Salomão, ministro do STJ;
Ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente do TST;
Nabor Bulhões, jurista;

“Advogadas e advogados brasileiros devem muito a Bernardo Cabral, um dos responsáveis pelo amadurecimento e consolidação da profissão no país, com as prerrogativas que temos hoje. A atuação dele em defesa das liberdades individuais, no entanto, faz com que sua importância transcenda o direito. Ele é um dos grandes nomes da história do Brasil”, diz Beto Simonetti, que é amazonense, como Cabral, e atual secretário-geral da OAB, função exercida por Bernardo Cabral durante a gestão de Eduardo Seabra Fagundes na OAB.

Pautas relacionadas

Ajufe parabeniza André Mendonça pela aprovação da indicação ao STF

NOTA PÚBLICA A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) parabeniza André Mendonça pela aprovação de seu nome pelo plenário do Senado Federal para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-Advogado-Geral da União demonstrou, durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que preenche os requisitos constitucionais para atuar como ministro […]

João Pedro Carvalho

Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)

2 dias atrás

Nota de Rogério Caboclo sobre a decisão do TJ-RJ desta 3ª feira (30/11)

“O presidente da CBF, Rogério Caboclo, não é parte e nunca foi citado para participar formalmente do processo em questão. Contudo, diante da decisão que foi hoje confirmada em segunda instância – ainda em sede liminar- ele se viu obrigado a ingressar nos autos na qualidade de terceiro prejudicado, eis que a ação civil pública […]

Wálter Nunes

Rogério Caboclo

3 dias atrás

Artigo: Justiça do Trabalho reabre as portas e os ouvidos ao trabalhador

Por Douglas Fragoso* Na língua inglesa, há uma expressão utilizada para se referir à oportunidade de se defender de críticas: Have your day in court[1], que, em tradução literal, seria como “ter seu dia no tribunal”. A partir dessa figura de linguagem, podemos imaginar um cidadão comum tendo a oportunidade de ter um dia da […]

Bianca Bispo

FNCA Advogados

4 dias atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas