no faro da notícia

AVISO DE PAUTA | Pesquisa analisa a efetividade da recuperação de empresas no Brasil

O estudo, promovido pela FGV em parceria com a AMB, será apresentado em webinar

Telmo Medici Sillos Fadul

Novo Selo

Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

05 de novembro de 2021 - 15:33

A Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promoverão, no dia 8 de novembro, a partir das 10h, o webinarEfetividade da Recuperação de Empresas no Brasil” – em que será apresentada uma pesquisa inédita, realizada pelas instituições, com o diagnóstico do sistema de insolvência empresarial brasileiro.  

O estudo se propõe a analisar os processos que tratam sobre a recuperação de empresas nos tribunais do país a fim de identificar suas fragilidades e potencialidades para, então, propor soluções e práticas que possam aprimorar o sistema de insolvência no Brasil. A análise leva em consideração os dados quantitativos dos tribunais brasileiros, bem como a visão dos envolvidos nesses processos, como magistrados, advogados especializados e empresas recuperandas.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário (CIAPJ) da FGV Conhecimento e o Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em conjunto com uma rede interinstitucional de pesquisadores. 

A abertura do webinar será realizada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e Coordenador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento (CIAPJ), Luis Felipe Salomão, pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador Adjunto do mesmo centro de pesquisa, Elton Leme, e pela Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil. 

O evento 

A Coordenadora Científica da pesquisa, Maria Tereza Sadek, abrirá o primeiro painel com a apresentação dos objetivos e da metodologia empregada, além de dados nacionais sobre as recuperações judiciais e extrajudiciais. No painel seguinte, o Magistrado Daniel Carnio e o Advogado Luis Claudio Montoro Mendes aprofundarão a análise de modo a aferir lacunas e potencialidades do sistema de insolvência brasileiro, o que acarreta possíveis efeitos que devem ser promovidos pela recente reforma normativa. 

No terceiro painel, as pesquisadoras do Centro de Pesquisa da FGV Conhecimento Fernanda Bragança e Renata Braga analisarão a normatização das soluções consensuais aplicadas ao sistema de insolvência empresarial nas vertentes extrajudicial e judicial. Junto a elas, a Coordenadora Executiva e também pesquisadora do Centro, Juliana Loss, apresentará casos que ilustram soluções negociadas no âmbito da recuperação empresarial. 

 SERVIÇO 

Pautas relacionadas

Aumento da arrecadação tributária em tempos de crise: uma crítica necessária

*Por Ana Campos   O sistema tributário brasileiro caminha, a passos largos, para um ano de recordes históricos na arrecadação. Apenas no âmbito federal, dados da RFB apontam que, nos primeiros 7 meses do ano, o volume de impostos arrecadados pela União somou R$ 1,053 trilhão (maior cifra para o período histórico analisado pela Receita […]

Ketheleen Oliveira

Grounds

4 dias atrás

Juízes fazem caminhada contra racismo e desigualdade no Dia da Consciência Negra

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) organiza para este sábado (20/11), Dia da Consciência Negra, caminhadas contra o racismo e a discriminação em 10 cidades, a partir das 8h30. Batizado de “Caminhada Negra”, o ato acontecerá simultaneamente em São Paulo, Rio, Salvador, São Luís, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Piracicaba, Olinda e Ouro Preto. O […]

Telmo Medici Sillos Fadul

Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

1 semana atrás

Policiais Federais alertam estado de ‘permanente mobilização’ por falta de valorização e reconhecimento dos profissionais

NOTA PÚBLICA Na data de hoje, 16 de novembro, se comemora o dia do Policial Federal. Dia do profissional que fez da Polícia Federal uma das instituições mais respeitadas da República. Entretanto, os policiais não têm motivos para comemoração. Nos últimos anos, perderam direitos, tiveram salários reduzidos, continuam adoecendo acima da média da população sem […]

João Pedro Carvalho

Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF)

2 semanas atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas