no faro da notícia

Artigo: O Direito do futuro já começou: seu escritório está preparado?

A transformação na rotina de trabalho está cada vez mais presente no âmbito da advocacia, possibilitando que os escritórios estejam à frente dos demais

Ketheleen Oliveira

IDEIACOMM

Oystr

09 de dezembro de 2021 - 15:14

Por Rafael Caillet*

Com os avanços tecnológicos presentes na sociedade crescendo gradualmente, em um âmbito global, a população como um todo tem passado por transformações, seja na forma de se comunicar, realizar tarefas cotidianas, entre outras atividades. No entanto, a forma de trabalhar tem sido uma das áreas que mais recebe ferramentas para evoluir, como é o caso do Direito, que tem desenvolvido inúmeras tecnologias para que os escritórios e advogados tenham mais facilidade na rotina empresarial.

A consolidação da tecnologia na advocacia tem sido impulsionada pelo Direito 4.0, surgindo como uma nova fase para todos os profissionais da área, por meio do apoio tecnológico. Com as altas quantidades de demandas que os escritórios recebem diariamente, tais soluções têm facilitado a conclusão de um processo, por exemplo, realizando inúmeras etapas com maior efetividade e agilidade, o que aumenta significativamente a segurança nos casos.

Advocacia tecnológica é o caminho para agilidade e dinamismo

É muito importante entender que essas soluções que surgem diariamente não consistem em uma simples mudança de via única, pois apresentam um grande papel transformador dentro das empresas que investem de forma adequada nos processos de digitalização, bem como no movimento da transformação digital. Atualmente, é comum nos depararmos com escritórios que utilizam a tecnologia como forma de se destacar entre os demais, contando com ferramentas específicas para todas as vertentes do Direito.

Neste sentido, com uma vasta quantidade de soluções para os mais variados problemas no âmbito jurídico, as inovações vão de softwares especializados, aplicativos, processos eletrônicos diferentes até o uso da Inteligência Artificial. Tais implementações têm impacto garantido em qualquer ambiente, gerando resultados desde o momento da implementação, o que possibilita uma gestão mais ágil, segura, dinâmica e assertiva.

Direito 4.0 é o presente e não o futuro

A interação entre as pessoas e as máquinas se tornou uma relação inerente dentro de um escritório de advocacia. Tendo em vista este contexto, a evolução na rotina de trabalho, aliada ao imediatismo atual, torna a inovação a principal forma de ajustar os empecilhos vivenciados no cotidiano e melhorar aquilo que já está sendo feito corretamente.

Dessa forma, engana-se quem acredita que o Direito 4.0 é uma proposta futurista, que vai demorar para se tornar viável e com poucos benefícios para quem se torna adepto a essa transformação. No entanto, a realidade é completamente diferente, demonstrando um enorme diferencial para quem investe nesse viés jurídico, se tornando um verdadeiro divisor entre o período de antes e depois da implementação dessas ferramentas.

Estar atualizado é ter amplo potencial competitivo

Muito além de uma simples ajuda, ter uma rotina baseada em processos inovadores é uma força que a cada momento se torna uma forma de ter uma ampla vantagem em relação aos concorrentes. Com isso, ao efetuar tarefas importantes por meio da tecnologia, é possível realizar uma vasta quantidade de demandas com menor esforço do time de colaboradores. Podendo auxiliar em inúmeros processos, essa tendência cada vez mais presente e consolidada na advocacia possibilita uma nova maneira de advogar, com a concentração de esforços em atividades que necessitam de conhecimento específico sobre o Direito.

Sendo assim, para finalizar, tenha em mente que os inúmeros benefícios alcançados por meio do Direito 4.0 podem ser um fator fundamental para que um escritório jurídico se mantenha aberto ou não. Afinal, seguindo o movimento de transformação digital que o mundo tem passado, estar totalmente atualizado te coloca à frente dos concorrentes que não estão preparados, aumentando a certeza de que todos os processos serão concluídos com a excelência desejada.

* Rafael Caillet é fundador e CEO da Oystr.

Pautas relacionadas

Cartórios podem regularizar CPFs de crianças para cadastro e vacinação contra a Covid-19

Cartórios podem regularizar CPFs de crianças para cadastro e vacinação contra a Covid-19    Mais de 3.5 mil unidades em todo o país podem realizar a inscrição da 1ª via de CPF e a emissão de 2ª via desses documentos a menores que precisam do documento    A vacinação de crianças de 5 a 11 […]

Elaine Brazão

Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais - Arpen-Brasil

1 semana atrás

Artigo: Como garantir uma real inovação para o comex brasileiro?

Por Alexandre Gera* Não há como negar, a tecnologia tem reinventado todas as esferas da economia. Quando pensamos no segmento do comércio exterior, exportadores, importadores e prestadores de serviços, incluindo os desenvolvedores de software, que praticamente viraram commodities de tantas opções que são ofertadas no mercado, apontam novas tecnologias como fatores cruciais para diversas mudanças na […]

Ketheleen Oliveira

DigiComex

1 semana atrás

Certificação COVID SAFE auxilia hotelaria na adoção de medidas de prevenção à Ômicron

Com o avanço da vacinação contra a COVID-19 – aproximadamente 70% da população brasileira vacinada – as medidas de proteção em relação ao vírus foram ficando menos restritivas e mais preventivas. Porém, com a disseminação da variante Ômicron, altamente contagiosa, e o contínuo recorde de casos no mundo, ficou claro que a prevenção não deve […]

Andrezza Hernandes Rodrigues

APCER

1 semana atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas