no faro da notícia

Artigo: Após paralisação de 97% das atividades na pandemia, setor de eventos inicia retomada

Rodrigo Telmo Lico

Agitossp

Juliana

29 de novembro de 2021 - 12:35

Empresários e profissionais do ramo de eventos sempre buscaram a inovação como estratégia de negócios. Nos especializamos em criar novos formatos e experiências para que os eventos sejam marcantes para nossos clientes. Mas nos últimos dias de 2019 o mundo recebeu a notícia sobre a existência do novo coronavírus, que a partir de março de 2020 se transformaria em pandemia, obrigando a todos a ficarem trancados em casa e a evitar o convívio social.

Reunir pessoas passou a ser proibido e isso atingiu em cheio setores como turismo, aviação e eventos. Com base em dados anteriores à pandemia, entidades do setor avaliam que, somente em 2021, as empresas de eventos deixaram de realizar cerca de 500 mil eventos de todos os tipos, o que causou uma perda de faturamento da ordem de R$ 140 bilhões.

Calcula-se que, com 97% de suas atividades suspensas, o setor perdeu 450 mil trabalhadores. Com o avanço da vacinação em todo o mundo, e nesse ponto o Brasil vai se saindo bem apesar dos percalços, a atividade econômica em geral vai emergindo.

Nesse cenário de relativa normalização, o setor de eventos terá sua oportunidade de retomada, mas não será uma tarefa fácil, uma vez que o setor de eventos está ligado a outras cadeias de negócios, como hotelaria, transportes, restaurantes, centros de convenções, artistas em geral e muitas outras áreas adjacentes.

Mantendo-se o estágio atual de estabilidade nos casos de covid-19, espera-se que, no primeiro trimestre de 2022, já se tenha recuperado ao menos 50% das atividades do setor. Um dos problemas que o setor enfrentará será o de reorganizar a sua base de capital humano.

Com mais de um ano e meio de pandemia, muitos profissionais se viram obrigados a migrar para outras áreas de atuação para sobreviverem. Por outro lado, para os que sobreviveram à crise, haverá uma oportunidade de profissionalização mais clara para o setor.

Novas tecnologias também terão de ser incorporadas às atividades. Os eventos on-line vieram para ficar, mas os presenciais também voltarão. E haverá campo para os modelos híbridos, que exigem plataformas de comunicação e equipamentos de áudio e vídeo para uma interação entre “os dois lados”. Abre-se aí um campo para a tecnologia voltada aos eventos, o que demandará especialistas que o mercado ainda não tem à disposição em grande escala.

Os protocolos de distanciamento e higienização que conhecemos graças à pandemia também terão de ser incorporados definitivamente para garantir a segurança do público em situação presencial. Os cuidados terão de começar no acesso aos locais, restrito ao público que já estiver com o esquema vacinal completo, levando em conta legislações que estão sendo aprovadas em âmbitos municipal, estadual e federal.

Uma coisa é certa: quanto antes ocorrer o retorno pleno das atividades, melhor para os profissionais, para os clientes, para a geração de empregos e para a economia do Brasil em geral. Após uma longa e complexa travessia, chegou a hora de voltarmos ao trabalho com força total.

Juliana Vilela

Proprietária da agência Efettiva Comunicação e Eventos

Instagram:

@juliana.vilela10

@efettiva_eventos

E-mail: [email protected]

Empreendedora do setor de eventos há mais de 10 anos, Juliana Vilela é proprietária da Efettiva Comunicação e Eventos, agência com destacada atuação no segmento de organização de eventos corporativos e de entretenimento, com expertise na realização de eventos nos mais diversos setores. É fundadora do SindiMais um dos maiores eventos do ano para instituições que reúne profissionais de relações trabalhistas, sindicais e de RH de todo o Brasil e da Weduc, uma escola de negócios que oferece cursos de forma online e descomplicada. Foi vice-presidente de Inovação e Qualificação da ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos. É formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Planejamento e Organização de Eventos, pela FAAP.  

Pautas relacionadas

18 de janeiro – Fonasefe fortalece dia nacional de mobilização por reposição salarial

Na terça-feira, 18 de janeiro, Dia Nacional de Mobilização, os integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) irão fortalecer as atividades que reivindicam reposição salarial para todas as categorias dos servidores públicos federais. Os atos acontecerão em Brasília, às 10h, em frente ao Banco Central e às 14h em frente ao […]

Fernanda Silva Rodrigues

Fonasefe

5 dias atrás

De olho nas tendências mundiais, Skeelo marca presença na maior feira de tecnologia nos Estados Unidos

O Skeelo, plataforma de ebooks e audiobooks, marcou presença no maior evento anual de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show, que aconteceu na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Representantes da marca acompanharam os quatro dias de eventos da CES, que é realizada desde 1967 e reconhecida por reunir as principais marcas globais […]

Beatriz Foiadelli de Faria

Skeelo

5 dias atrás

Programa de Aprendizes completa 10 anos com treinamento intenso para a capacitação de jovens

Tão importante quanto dar o melhor andamento técnico e administrativo a todos os departamentos da empresa é treinar as novas gerações para assumir desafios e contribuir com seus talentos para o negócio. Pensando nisso, a GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle criou há 10 anos seu programa de aprendizes, filiado ao Programa Gerar […]

Helena Carnieri

GEMU

1 semana atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas