no faro da notícia

AMB apresenta o pacote “Basta!” ao Congresso nesta 4ª feira 3/3/21

Telmo Medici Sillos Fadul

Novo Selo

Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

09 de julho de 2021 - 17:58

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) apresenta ao Congresso Nacional, nesta quarta-feira (3/3), um conjunto de propostas legislativas –denominado “Pacote Basta!” – cujo propósito é fortalecer o combate à violência contra a mulher em todos os seus aspectos: do abuso psicológico à agressão física e ao feminicídio.

O rol de medidas contempla alterações no Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940), na Lei dos Crimes Hediondos (Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990) e na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006).

Entre as propostas, a entidade sugere, por exemplo, tornar crime a violência psicológica e a perseguição (também conhecida como “stalking”) contra as mulheres.

“Os números da violência contra a mulher no Brasil são superiores aos verificados em todos os países da OCDE”, afirma a presidente da AMB, Renata Gil, primeira mulher a presidir a entidade. “Precisamos mudar as leis para fazer avançar as políticas públicas do Estado e dar um basta ao assustador panorama que temos no país”.

Atenção
Em função das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de covid-19, a presidente da AMB, Renata Gil, entregará os projetos do pacote “Basta!” diretamente aos presidentes da Câmara e do Senado, pela manhã. Ela atenderá os jornalistas interessados em saber mais sobre o tema individualmente, por telefone. A assessoria da AMB enviara a íntegra do projeto para a imprensa assim que o texto estiver disponível.

Pautas relacionadas

Ajufe parabeniza André Mendonça pela aprovação da indicação ao STF

NOTA PÚBLICA A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) parabeniza André Mendonça pela aprovação de seu nome pelo plenário do Senado Federal para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-Advogado-Geral da União demonstrou, durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que preenche os requisitos constitucionais para atuar como ministro […]

João Pedro Carvalho

Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)

2 dias atrás

Nota de Rogério Caboclo sobre a decisão do TJ-RJ desta 3ª feira (30/11)

“O presidente da CBF, Rogério Caboclo, não é parte e nunca foi citado para participar formalmente do processo em questão. Contudo, diante da decisão que foi hoje confirmada em segunda instância – ainda em sede liminar- ele se viu obrigado a ingressar nos autos na qualidade de terceiro prejudicado, eis que a ação civil pública […]

Wálter Nunes

Rogério Caboclo

3 dias atrás

Artigo: Justiça do Trabalho reabre as portas e os ouvidos ao trabalhador

Por Douglas Fragoso* Na língua inglesa, há uma expressão utilizada para se referir à oportunidade de se defender de críticas: Have your day in court[1], que, em tradução literal, seria como “ter seu dia no tribunal”. A partir dessa figura de linguagem, podemos imaginar um cidadão comum tendo a oportunidade de ter um dia da […]

Bianca Bispo

FNCA Advogados

4 dias atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas