no faro da notícia

1ª presidente mulher da AMB coordenará a Frente Associativa da Magistratura e do MP a partir de hoje 15/03/21

Renata Gil assume a função com vistas ao fortalecimento do sistema de Justiça, ao enfrentamento à pandemia e à votação da Reforma Administrativa

Telmo Medici Sillos Fadul

Novo Selo

Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

09 de julho de 2021 - 17:57

A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, assume, nesta 2ª feira (15/3) a coordenação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), que reúne mais de 40 mil juízes, promotores e procuradores de todo o país. O mandato dura um ano.

Primeira mulher a presidir a AMB em mais de 70 anos de história, Renata Gil é juíza criminal no Rio de Janeiro e sucederá o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta, que coordenava a Frentas desde março de 2020. As entidades que compõe a Frentas se revezam na coordenação.

O foco principal da nova gestão será o fortalecimento do sistema de justiça, da primeira instância aos tribunais superiores. “Nesse período de crise sanitária, política e econômica, as demandas apresentadas ao Poder Judiciário necessitam de uma rápida resolução, sob pena de aprofundarmos os conflitos sociais”.

O enfrentamento à pandemia de covid-19 e à crise sanitária dela decorrente, que impôs desafios operacionais inéditos, como a manutenção da produtividade mesmo com o trabalho remoto, é outra prioridade de Renata Gil. “Nós precisamos nos adaptar a uma realidade que, certamente, depois de passado esse período difícil, não mais será a mesma”.

A votação da proposta de Reforma Administrativa no Congresso Nacional, apresentada pelo governo federal no ano passado e cuja tramitação ainda não avançou, também está na pauta. “As prerrogativas da magistratura e dos integrantes do Ministério Público são garantias da cidadania, que permitem a defesa dos direitos de toda a população. Retrocessos não serão aceitos”, enfatizou a presidente da AMB.

Os integrantes da Frentas reúnem-se periodicamente para traçar estratégias de ação conjunta. Além de acompanhar e monitorar matérias importantes para as categorias na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o grupo está em constante diálogo com representantes do Executivo e do Judiciário.

Pautas relacionadas

Ajufe parabeniza André Mendonça pela aprovação da indicação ao STF

NOTA PÚBLICA A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) parabeniza André Mendonça pela aprovação de seu nome pelo plenário do Senado Federal para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-Advogado-Geral da União demonstrou, durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que preenche os requisitos constitucionais para atuar como ministro […]

João Pedro Carvalho

Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)

2 dias atrás

Nota de Rogério Caboclo sobre a decisão do TJ-RJ desta 3ª feira (30/11)

“O presidente da CBF, Rogério Caboclo, não é parte e nunca foi citado para participar formalmente do processo em questão. Contudo, diante da decisão que foi hoje confirmada em segunda instância – ainda em sede liminar- ele se viu obrigado a ingressar nos autos na qualidade de terceiro prejudicado, eis que a ação civil pública […]

Wálter Nunes

Rogério Caboclo

3 dias atrás

Artigo: Justiça do Trabalho reabre as portas e os ouvidos ao trabalhador

Por Douglas Fragoso* Na língua inglesa, há uma expressão utilizada para se referir à oportunidade de se defender de críticas: Have your day in court[1], que, em tradução literal, seria como “ter seu dia no tribunal”. A partir dessa figura de linguagem, podemos imaginar um cidadão comum tendo a oportunidade de ter um dia da […]

Bianca Bispo

FNCA Advogados

4 dias atrás

  • Todos
  • Economia
  • Justiça
  • Outros
  • Política

Resultado Total: 0

Digite o assunto para exibirmos as pautas relacionadas